quarta-feira, 4 de julho de 2012

Modificação da Samsung SCB 2000 (SDC 435) para videoastrofotografia

Pois bem, após algumas pesquisas e frustrações ao tentar comprar uma Mallincam, descobri uma alternativa barata e eficiente para se ver imagens do céu profundo e planetárias em tempo real. 

Consiste na utilização de uma câmera de segurança, a Samsung SCB 2000 ou SDC 435, com uma pequena modificação.

Com a simples retirada do filtro original e alguns ajustes nas configurações ela permite ser utilizada como uma ocular eletrônica, com a grande diferença que você poderá fazer capturas em tempo real e fazer observações de objetos de céu profundo (deep sky) só possíveis de serem vistos em fotografias de longa exposição.

Fiz um pequeno vídeo de cerca de 10 minutos onde mostra eu abrindo a câmera para fazer a retirada do pequeno filtro. Conforme pode ser visto no vídeo eu peguei a câmera e fui pouco a pouco abrindo e resolvendo alguns probleminhas que foram surgindo, mas todos muito simples como se pode ver.

O vídeo também mostra os parâmetros que devem ser utilizados na câmera após a retirada do filtro

Qualquer pessoa é capaz de fazer essa modificação com total segurança:

OBS: A MODIFICAÇÃO INVALIDARÁ A GARANTIA DA CÂMERA
FAÇA POR SUA CONTA E RISCO!




As especificações dessa câmera são as seguintes :

ESPECIFICAÇÕES:

- 1 / 3 "Super HAD CCD de cor
- DSP (Processamento digital de sinal)
- SSNRIII, 2D/3D tecnologia de redução de ruído
- Dia e Noite capacidade de operação 24 / 7
- Alta resolução de 600TV linhas
- Min. illum: 0.0001 Lux com sense up em x512
- Máscara de privacidade: 12 zonas programáveis
- SSDR (Samsung Super Dynamic Range)
- HLC (Compensação Destaque)
- DIS (Estabilização Digital de Imagem)
- Detecção de movimento
- OSD multi-idioma
- S / N de 52dB
- Tensão Dual: 24VAC / 12VDC

A conexão com o computador se dá por meio da EasyCap que é conectada a saída de vídeo da câmera e a uma porta USB do computador:



A alimentação da câmera se dá por uma fonte de 12v e 1A, que é facilmente encontrada nas lojas de eletrônica. No meu caso a esaycap e a fonte encontrei na mesma loja, mas sei que vendem na internet.

É também necessário um adaptador de RCA para conectar o cabo de vídeo na câmera:


Os drivers para esaycap bem como o programa para captura podem ser baixados gratuitamente no site abaixo:


Assim que surgir a oportunidade, já que a chuva não para, farei os primeiros registros e postarei os vídeos

Abaixo alguns vídeos do youtube utilizando essa câmera com essa modificação:

1- Captura solar (com filtro é claro):



2- Captura planetária:





3- Céu profundo:






17 comentários:

  1. Olá, esta peça que você rosqueou na frente da câmera e que é inserida no focalizador, onde eu encontro uma dessas?

    ResponderExcluir
  2. amigo queria saber o nome da peça que rosqueia na câmera no final do vídeo ? ou se ela é de 1,25mm ?

    ResponderExcluir
  3. para que está procurando o acessório que é rosqueado na câmera aqui está o link http://www.astroshop.com.br/Telescopios.asp?CodProd=ADAPTCS

    ResponderExcluir
  4. Pessoal comprei uma Samsung SCB 2000 pelo MercadoLivre, porém quando eu abri, li na placa mãe vejo o seguinte 'SDC 425' e não SDC 435. Percebi que na especificação, o que muda é: 'SSNRIII' na sdc-425 é 'SSNRII', ela não tem 600TV linhas e sim 580 linhas. Também o '0.0001Lux@F1.2 (Sens-up em cores)' nela é '0.0002Lux@F1.2'. O restante, CCD é igual e o menu também, as opções de configuração pelo menu são parecidos. Ainda não fiz o teste no telescópio, pois estou no aguardo do adaptador.
    O que vcs me dizem? Tomem cuidado, pq na capa diz uma coisa, no anúncio também, porém é na placa mãe que vemos a informação correta. Tenho dúvidas, gostaria de saber se na placa mãe da sua câmera informa sdc-425 ou sdc-435, claro que é sdc-435 né. Será que essa que eu tenho vai corresponder ao nível da sdc-435? Como eu tirei o lacre, perdi a 'garantia' se é que a que eu comprei tinha.

    As infos sobre a SDC 425 - http://www.samsungsecurity.com/product/product_view.asp?idx=52

    Obrigado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. o link correto da sdc-425: http://www.samsungsecurity.com/product/product_view.asp?idx=5217

      Excluir
  5. Olá. Essa câmera permite resultados melhores que uma DSLR? Eu tenho conseguido um relativo sucesso em fazer fotos de céu profundo com uma Canon 60D, e num telescópio dobsoniano manual! É claro que nem de longe se compara aos resultados de uma montagem equatorial, mas como meu telescópio é grande (254mm) e demanda uma montagem muito cara (no mínimo uma EQ6), se a SCB2000 for mais sensível que a DSLR, posso comprá-la e fazer alguns testes.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Paulo

      São cameras completamente diferentes.
      A DSLR tira fotos, a samsumg filma em tempo real com exposição variável.
      Ela é sensível o bastante para capturar todo o catálogo Messier.
      O resultado é adequado para mostrar em um monitor ou televisão para as pessoas.
      Abraço

      Gerson

      Excluir
  6. Você sabe qual é o limite de magnitude que este sistema alcança, usando aquele meio-binóculo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Antonio. Não entendi o que seria "aquele meio- binóculo" a que você se referiu...

      Excluir
    2. Olá Gerson

      Já passou um certo tempo até eu ver esta postagem, mas me referia ao sistema em que a câmera está adaptada a um binóculo, só que, evidentemente, à uma parte do instrumento, como estava na foto.

      Excluir
  7. Olá Gerson,
    Excelente artigo. Está de parabéns. No Brasil não encontro nada de material a respeito deste assunto.
    Estou pensando em usar este tipo de câmera para ver se tenho algum resultado.
    Deixa eu te perguntar:
    Você teve bons resultados com essa camera para DSO ao vivo?
    Não sei qual a razão focal do teu telescópio, mas você acredita que eu poderia ter algum resultado razoável (tipo conseguir perceber a nebulosidade) com uma razão F/12 de um Mak 127mm usando um redutor focal. ?

    ResponderExcluir
  8. Olá,

    Tenho uma camera dessa já ha algum tempo... nao obtive resultados suficientemente bons, acr5edito que ela nao tem como fornecer imagens como estas deste site ... http://www.myastroshop.com.au/guides/gstar/index.htm#DOWNLOADS , mas deve ter resultado melhor do que eu obtive, já pesquisei muito sobre configuração em DSO... qual é a configuração básica que usa?... fala no site que no filme as mostra, mas nao achei. Obrigado.
    José Geraldo

    ResponderExcluir
  9. Mas como se dá o aumento do telescópio nesse caso, já que não utilizo nenhuma ocular?

    ResponderExcluir
  10. Hola
    Tengo la Samsung SCB2000. Son increibles las imagenes que tomaste.
    Quisiera que me ayudaras con el setup de la camara ya que intente y no logro esas
    espectaculares imagenes.
    Gracias y buenos cielos

    ResponderExcluir